sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Apartamento em Brasília




















Conseguir um apartamento em Brasília me tirou o sono durante muitas noites. Era tanta coisa que passava pela minha cabeça, que para facilitar a minha busca decidi eleger prioridades que o apartamento teria que ter. Como nesse emprego do Dé as chances de transferência são grandes (lá vou eu arrumar minhas trouxas de novo...) e a gente não tem muita grana, achamos que o principal seria conseguir um lugar mobiliado, assim a gente não precisava comprar quase nada. Com isso em mente e pedindo dicas para conhecidos, nós encontramos esse site que, segundo o que ouvimos é o melhor lugar para encontrar todo tipo de imóvel em Brasília. Ele é bem fácil de entender e muito prático, já que a maioria dos imóveis anunciados possuem fotos: logo quando você acessa, do lado esquerdo, escolhe a cidade, o bairro, o tipo de imóvel que deseja e....pronto! Só uma coisa que percebi é que a imobiliária é quem coloca o "anúncio"no site, então eles classificam o imóvel como querem. Então por exemplo, as vezes você seleciona lá "kitinete" e encontra várias opções, mas se você selecionar "apartamento" também encontra imóveis com 1 suíte/sala/cozinha (pra mim isso e kitinete é a mesma coisa). Por isso, vale a pena dar uma olhadinha em apartamento, kitinete, etc.... Você nunca sabe como a imobiliária classificou o imóvel.

Bom, depois que selecionei todos os imóveis que eu gostei, era hora de visitar os lugares. Aí é quando começa a dor de cabeça para encontrar um lugar em Brasília! No Rio de Janeiro, você normalmente liga pro corretor e marca um horário para vocês dois irem JUNTOS no imóvel. Aqui a coisa é diferente! Em apenas algumas imobiliárias o corretor te acompanha até o lugar. Na maioria das vezes você vai até a imobiliária, assina um papel qualquer lá se responsabilizando pelas chaves do imóvel e pronto! Vai sozinho mesmo! Normalmente você tem um tempo para permanecer com as chaves, tipo 2 horas. Por isso, é legal ligar para a imobiliária ANTES de buscar as chaves, porque pode ser que alguém já tenha passado lá e você vai ficar a ver navios. Outro ponto bem negativo aqui é o fato de que as imobiliárias não funcionam no fim-de-semana e dia de semana só em horário comercial! Não é estranho isso? O fim-de-semana deveria ser o período de maior movimento, porque nos outros dias as pessoas trabalham! Por isso, se você está vindo a Brasília visitar os imóveis, liga antes pra imobiliária pra saber direitinho o horário de funcionamento e como é o esquema para visitar o imóvel.

É importante lembrar também, que Brasília parece ser o "lar temporário"de muita gente, então quando for escolher os apartamentos que te agradam tente selecionar o maior número de imóveis possíveis, pois quando chegar a hora de visitar o lugar pode ser que ele já tenha sido alugado! :(

O que eu fiz para facilitar a minha vida foi uma planilha com tudo que eu queria lembrar do imóvel. Então tinha lá: geladeira, cama de casal, espelho, ar-condicionado, blindex do banheiro, cortinas, etc.... Quando eu ia até um imóvel, eu só ia marcando um S nos itens que tinham ali e um N nos que não tinham. Porque as vezes você vê tantos lugares que no fim do dia não lembra direito qual tinha o que! Outra coisa que fiz foi levar minha câmera e fotografar os apartamentos, porque quando chegava no hotel eu revia tudo, junto com a planilha, ficava bem fácil de escolher algum.

Depois que cheguei a Brasília, demorou apenas 3 dias para que eu escolhesse minha próxima casa! Então se você se organizar direitinho, vai dar certo!

Ah, só um detalhe! Como eu já disse, muitas vezes você visita o imóvel sozinho...ou seja, nada de pegar uma "carona" com o corretor até o local. Falando sem papas na língua, procurar imóvel aqui EXIGE que vc tenha/alugue um carro. E ó, quer a dica mais importante? Arruma um GPS ( quando você aluga carro pode optar por alugar também o GPS) porque aqui não é como no Rio de Janeiro que você dá uma encostadinha ali na esquina e pergunta onde fica a rua tal. Até porque, aqui nem esquina tem! ;)

Lugar estranho, né?

Nenhum comentário: